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qualidade

A FENAFISIO focada na melhoria contínua de seus associados e preocupada com o que é entregue a população como resultado da assistência fisioterapêutica fomenta dois programas de Qualidade.

Selo de Qualidade

Tem como propósito contemplar todos os aspectos inerentes ao cenário complexo do ambiente de serviços de fisioterapia, tendo como finalidade, além de atestar a qualidade dos serviços prestados pela organização, servir como apoio às decisões estratégicas. O apoio às decisões estratégicas é assegurado, pois o Modelo de avaliação traz a visão holística sobre a organização, assegurando que além da qualidade e satisfação do atendimento ao paciente, sejam contemplados aspectos organizacionais como estrutura física, estrutura administrativa, competência e domínio profissional, eficiência, efetividade e satisfação profissional.

QUALISS - Programa de Qualificação dos Prestadores de Serviços de Fisioterapia, lançado a segunda versão pela ANS em 2016, tendo como domínio avaliados: estrutura, segurança, efetividade e centralidade no paciente!
Lembrando que a estrutura é composta pelos recursos físicos, humanos, materiais e financeiros necessários para a assistência em saúde. A segurança é o conjunto de ações ou processos que objetivam a redução, a um mínimo aceitável, do risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde. A efetividade é determinada pelo grau com que a assistência, os serviços e as ações atingem os resultados esperados; e a Centralidade no paciente, que consiste na percepção de satisfação associada ao relato de experiência, escuta atenta, comunicação e envolvimento do paciente nas decisões!
A FENAFISIO construiu os indicadores deste programa e eles estão disponíveis no site da ANS, que são 4 indicadores para estes domínios.

Quanto a Certificação para as empresas prestadoras de serviço de Fisioterapia, trata-se de um selo de qualidade FENAFISIO. Na certificação a qualidade é avaliada a partir da verificação de 43 descritores (critérios) divididos em 3 dimensões:
1) Infraestrutura
2) Prestação de Serviço e
3) Satisfação
Estes descritores objetivam a melhoria contínua dos processos dentro das Organizações! Após esse processo, as empresas podem atingir um dos três níveis, que são:
1) Certificado
2) Certificado Pleno e
3) Certificado com Excelência.
O Processo é composto por duas etapas, quais sejam: 1- Diagnóstico Situacional da Qualidade
2- Auditoria de Avaliação que gerará o Selo de Certificação!

Programa de Certificação



Selo de Qualidade


A certificação é o processo que reconhece a existência de padrões pré-estabelecidos e considerados para a qualidade, neste programa especificamente são trabalhados padrões pré-estabelecidos para atestar a qualidade em serviços de fisioterapia. Esta certificação não é constituída com caráter de fiscalizar prestadores de serviço de fisioterapia, mas sim de ser um programa de melhoria contínua que oferece condições para educação continuada nas organizações. Reconhecendo, através do SELO DE CERTIFICAÇÃO, a qualidade dos prestadores de serviços de fisioterapia que contemplam, em sua gestão, os padrões pré-estabelecidos para qualidade, independente da técnica e/ou ferramenta que o mesmo utiliza em seus processos. O presente Modelo foi concebido sob uma perspectiva construtivista, buscando contemplar todos os aspectos inerentes ao cenário complexo do ambiente de serviços de fisioterapia, tendo como propósito, além de atestar a qualidade dos serviços prestados pela organização, servir como apoio às decisões estratégicas.

Autores que fundamentam a visão da FENAFISIO para avaliação da qualidade

Falar em qualidade é, estar atento a ”um conjunto de elementos ou atributos que compõem o serviço ou o produto” Rothbarth, 2011

A qualidade do serviço depende dos serviços de apoio administrativo, do nível tecnológico dos aparelhos e equipamentos, do desempenho da equipe clínica e do estado físico e psicológico do paciente Mezono, 2001

Entende-se qualidade em serviços de saúde como um conjunto de propriedades de um serviço que o tornam adequado à missão de uma organização, concebida como resposta às necessidades e legítimas expectativas de seus consumidoresMezono, 2001

As garantias da qualidade seriam todas as ações tomadas para estabelecer, proteger, promover e melhorar a qualidade dos cuidados de saúdeDonabedian, 2002



Quais empresas podem aderir ao modelo

Todas as organizações que prestam serviços de fisioterapia podem aderir ao selo de certificação de qualidade, sendo necessário para tal entrar em contato com a FENAFISIO, pois é ela a responsável por conduzir os processos de certificação da qualidade para prestadores de fisioterapia pelo Modelo de certificação da qualidade para prestadores de serviço de fisioterapia.

Método de certificação

O Modelo de certificação da qualidade de serviço para prestadores de serviço de fisioterapia é composto por três grandes áreas de observação - Infraestrutura - Prestação de Serviço - Satisfação. O Selo de Qualidade tem validade de 2 anos.


Vantagens certificação para CONSUMIDORES FINAIS

‣ Satisfação nos serviços adquiridos ‣ Mais confiança nos serviços prestados ‣ Maior segurança no serviço recebido ‣ Aumenta a liberdade de escolhe ‣ Fomenta um mercado livre, porém confiável

Vantagens certificação para ENTIDADES CERTIFICADAS

‣ Maior satisfação dos clientes ‣ Maior participação no mercado ‣ Redução de custos ‣ Maior competitividade ‣ Otimização de processos ‣ Ciclo de melhoria contínua ‣ Possibilita a tomada de decisão assertiva

Vantagens certificação para COLABORADORES

‣ Melhoria no desenvolvimento individual e coletivo ‣ Mais integração entre os setores ‣ Melhoria da qualidade e produtividade ‣ Valorização no currículo profissional/Capacitação ‣ Melhor gerenciamento de riscos

Vantagens certificação para FENAFISIO

‣ Disponibiliza valioso recurso através de avaliadores da conformidade, estes, independentes e tecnicamente competentes ‣ Fornece um processo de avaliação único, transparente e reproduzível ‣ Reforça a confiança do público nos prestadores de serviços de fisioterapia ‣ Fomenta processos confiáveis de auto regulação do próprio mercado, incrementando a competência, aprendizagem e a inovação




Níveis de Certificação





ETAPAS





PASSO A PASSO

‣ Enviar email para qualidade@fenafisio.com.br - Formalizando interesse ‣ FENAFISIO responde com informações gerais e envia formulário de formalização ‣ Devolutiva do formulário de cadastramento ‣ Envio da proposta investimento para o Selo de Certificação ‣ Após o recebimento de aceite ‣ Envio do Contrato entre FENAFISIO e Prestador de Serviço ‣ Visita de avaliação ‣ Entrega do Relatório – Diagnóstico Situacional de Qualidade ‣ Período de 6 meses para solicitar auditoria de avaliação ‣ Aproximadamente 40 dias para resultado ‣ Selo de Certificação

DEPOIMENTOS

“Diagnóstico bem descrito e claro da nossa empresa, os gráficos apresentados são perfeitos para o que se propõem, fazendo com que nós, gestores entendamos completamente a nossa empresa. Desde a visita de avaliação, já adequamos questionários de satisfação, montamos um cronograma de adequações. Descobrimos que temos fisioterapeuta especialista e nem sabíamos. E estamos percebendo a importância disto para a tomada de decisão. Parabéns pela iniciativa que, pensa no bem estar do paciente e profissionaliza a empresa” “Consegui ver que mensurar a qualidade é possível, com o Relatório do Diagnóstico Situacional de qualidade consegui ter uma fotografia da minha empresa, onde estou, e onde posso ir, a partir das escolhas que fizer dentro dos objetivos da minha empresa. Eu faço muito coisa que não sabia que era importante, faço muito coisa que não esta formalizado.”








FENAFISIO
FEDERAÇÃO NACIONAL DAS ENTIDADES
PRESTADORAS DE SERVIÇOS DE FISIOTERAPIA
ACESSO RESTRITO